Conecte Conosco

Economia

Mercedes-Benz e Be8 apresentam biodiesel que corta 65% das emissões na COP30

Publicado

em

A Mercedes-Benz anunciou nesta quinta-feira, 23, que levará para a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a COP30, uma nova solução de biocombustível. Testes iniciais realizados nas estradas do Brasil indicam que esse biocombustível pode reduzir em 65% as emissões de carbono.

Isso significa que veículos abastecidos com o novo combustível deixam de liberar 532 toneladas de dióxido de carbono considerando desde a produção do combustível até sua queima em caminhões e ônibus.

O biocombustível chamado BeVant, produzido pela Be8 — líder no Brasil na fabricação de biodiesel —, pode ser usado em sua forma pura e é feito a partir de óleos vegetais, gorduras animais e óleos reciclados, entre outras matérias-primas. A comparação é feita com o B15, o combustível comercial que já contém 15% de biodiesel.

Um caminhão e um ônibus da Mercedes-Benz abastecidos com BeVant estão realizando uma viagem de mais de 4 mil quilômetros, partindo de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, rumo a Belém, no Pará, onde ocorrerá a conferência entre 10 e 21 de novembro. Outros dois veículos que usam o diesel B15 também estão na rota para uma comparação das emissões.

No percurso, a solução de redução de emissões será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília, no dia 30 de outubro. A chegada a Belém está prevista para 4 de novembro, após passagem por nove estados, momento em que a montadora terá um panorama completo das emissões.

Dados parciais indicam que no trecho entre Passo Fundo e São Bernardo do Campo, sede da fábrica da Mercedes-Benz, o biocombustível reduziu em 99% os gases de efeito estufa no ciclo do abastecimento à queima do combustível, levando em conta também a absorção de carbono pelas plantações usadas como matéria-prima. No cálculo desde a produção ao uso, a redução confirmada foi de 65%, pois a comparação é feita com um combustível que já contém biodiesel.

Luiz Carlos Moraes, diretor de relações institucionais e comunicação da Mercedes-Benz, destacou que a empresa aposta em múltiplas soluções para substituir combustíveis fósseis no transporte. Enquanto a Europa investe fortemente na eletromobilidade, no Brasil os biocombustíveis oferecem uma alternativa confortável para a transição energética.

“Todas as tecnologias são importantes para a descarbonização”, afirmou Moraes durante apresentação na sede da montadora em São Bernardo do Campo. Os veículos que participam dos testes estão transportando 20 toneladas de alimentos para serem doados a comunidades carentes em Belém.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados