Mundo
Mercosul busca parcerias com outros blocos e países, afirma Peña
Após a assinatura, neste sábado (17), de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e os 27 membros da União Europeia (UE), os países que compõem o Mercosul — Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, que está finalizando seu processo de adesão — já estão de olho em novas oportunidades comerciais.
“Nosso esforço para aprofundar a integração comercial do bloco sul-americano está só começando”, declarou à imprensa o presidente do Paraguai, Santiago Peña, logo após a cerimônia de assinatura do acordo Mercosul-UE, realizada na capital paraguaia, Assunção.
Como anfitrião do evento por ser o presidente pro tempore do Mercosul, Peña mencionou que as negociações com os Emirados Árabes Unidos estão em avanço e destacou que os mercados asiáticos são essenciais para ampliar a rede de parceiros comerciais do bloco.
“Estamos progredindo nas conversas para um tratado de livre comércio com os Emirados Árabes Unidos e observando com grande interesse o Japão, a Coreia do Sul e outras nações asiáticas, além da China, que é um parceiro estratégico para todos os países latino-americanos e para o Mercosul”, comentou Peña, citando também a Indonésia e o Vietnã.
Ele acrescentou que o Mercosul está igualmente avançando em um acordo de cooperação econômica com o Canadá, demonstrando que os países do bloco estão convictos de que o caminho para o desenvolvimento passa pela integração econômica, a colaboração mútua e o multilateralismo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login