Economia
Mercosul e Efta firmam acordo importante, diz Alckmin

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, esteve presente nesta terça-feira, 16, na assinatura do Acordo de Livre Comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Associação Europeia de Livre Comércio (Efta), que inclui Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein.
Ao ser questionado por jornalistas sobre o impacto do acordo em relação ao aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos, o vice-presidente destacou que a situação é complexa, mas reafirmou a importância da abertura de novos mercados.
“Estamos falando de países com alta renda per capita. Quase todas as nossas exportações, cerca de 99%, estão contempladas no acordo Mercosul-Efta. Este acordo promove a integração das cadeias produtivas e representa um esforço conjunto para enfrentar as mudanças climáticas”, explicou.
Geraldo Alckmin também destacou o empenho do governo brasileiro e do bloco na busca por novos parceiros comerciais.
“Estamos avançando nas negociações para um acordo Mercosul-Emirados Árabes. Existe também a possibilidade de ampliar as linhas tarifárias entre Brasil e México. No início de outubro, iremos para a Índia e esperamos que o acordo Mercosul-União Europeia seja assinado até o final do ano. A diversificação dos mercados é fundamental, independentemente das questões tarifárias”, afirmou.
Geraldo Alckmin finalizou ressaltando que o comércio internacional une os povos e que seu desenvolvimento contribui para a paz mundial.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login