Conecte Conosco

Notícias Recentes

Mercosul e UE firmam parceria que valoriza democracia e cooperação global

Publicado

em

O governo brasileiro ressaltou hoje (17) que o acordo entre Mercosul e União Europeia (UE) simboliza a união entre duas regiões que compartilham valores e objetivos comuns, como o fortalecimento da democracia, o multilateralismo e a promoção dos direitos humanos. Essa informação está no factsheet divulgado pelo Executivo após a assinatura do pacto e coincide com as declarações feitas por líderes durante a cerimônia.

De acordo com o governo, o acordo cria canais de colaboração política entre os blocos, proporcionando espaços de diálogo que irão reforçar a cooperação em debates mundiais, contribuindo para uma ordem internacional mais justa e pacífica.

Na cerimônia em Assunção, Paraguai, os presidentes latino-americanos definiram o acordo de livre comércio entre Mercosul e UE como um marco histórico, destacando sua importância política e econômica, e o compromisso com a legalidade, a democracia e um comércio justo.

Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, ressaltou que o acordo envia uma mensagem clara: promover comércio justo em vez de barreiras tarifárias, estabelecer uma parceria produtiva a longo prazo em vez do isolamento, e oferecer benefícios reais para a população e os negócios.

Ela também salientou a relevância geopolítica do acordo, destacando que a nova plataforma permitirá aos países cooperar em temas globais, como a proteção ambiental, o aumento da competitividade e a reforma das instituições internacionais. “Vamos unir esforços como nunca antes”, afirmou.

Yamandú Orsi, presidente do Uruguai, ressaltou que o acordo representa um compromisso histórico com o estado de direito, a democracia e o comércio justo. “Em um mundo marcado por tensões e incertezas, este acordo é especialmente significativo. Não apenas porque cria a maior área de livre comércio do planeta, mas porque reafirma uma decisão firme: apostar nas regras em tempos voláteis e de mudanças contínuas”, destacou.

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, enfatizou o profundo significado geopolítico do pacto. Segundo ele, o acordo é um símbolo construído com firme convicção sobre o valor da democracia e da ordem multilateral, especialmente em um mundo afetado pela insegurança, pelo protecionismo e pela coerção.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados