Economia
Mercosul pronto para fechar acordo com União Europeia, diz chanceler

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou nesta sexta-feira que as negociações para formalizar um acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) chegaram ao fim. A administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja que o acordo seja assinado em dezembro durante a cúpula dos líderes dos países sul-americanos.
— As conversações foram finalizadas, e uma vez concluído o debate no Conselho Europeu, os representantes da União Europeia estarão preparados para a assinatura. O Mercosul também está pronto para formalizar o acordo — afirmou o chanceler após encontro com Kaja Kallas, representante da UE para Segurança e Política Externa.
Este processo vem se estendendo por 26 anos. Alguns países europeus, como a França, têm se manifestado contra a abertura para importações de produtos agrícolas provenientes do bloco sul-americano. Para contornar essa resistência, a Comissão Europeia propôs mecanismos de proteção voltados para os agricultores locais, a fim de evitar impactos severos causados por produtos importados.
Os dois blocos concordaram que a entrada em vigor do tratado comercial depende da aprovação do Parlamento Europeu. No Mercosul, a ratificação do acordo requer o sinal verde dos legislativos nacionais de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Por sua vez, a parte política do acordo deverá ser ratificada pelos parlamentos dos 27 países membros da UE.
Kaja Kallas, que também se encontrou com Lula, comentou que o acordo está atualmente em análise no Conselho Europeu, que deve dar a decisão final antes do envio do texto para os parlamentares.
— Somos 27 democracias distintas com diferentes grupos políticos em debate, e esperamos que o processo aconteça sem problemas — pontuou.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login