Conecte Conosco

Economia

Mercosul-UE: líder do Republicanos vê aprovação tranquila

Publicado

em

Marcos Pereira, deputado federal e presidente do Republicanos, que também atua como relator na Câmara dos Deputados para o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, declarou que a aprovação do tratado não deve enfrentar obstáculos.

Ele explicou durante uma coletiva da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), após a reunião semanal da bancada, que o tema transcende governos atuais e passados, sendo debatido por quase 26 anos, o que facilita sua aprovação.

Pereira ressaltou que a aprovação na Representação do Parlamento do Mercosul no Senado pela manhã indica que a votação na Câmara deve ser tranquila. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), planeja pautar a ratificação do acordo até quinta-feira de manhã.

No entanto, a bancada do agronegócio pediu que o relatório não seja votado antes da regulamentação das salvaguardas internas, prevista para ser publicada por decreto pelo Executivo. Segundo Marcos Pereira, já existe um texto elaborado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) que atende às demandas da FPA, e ele pretende garantir que esse texto não seja alterado e possa tramitar junto com o relatório.

Marcos Pereira afirmou que fará sugestões no parecer considerando as preocupações do agronegócio, da indústria e de outros setores. Ele destacou a importância do diálogo entre Parlamento, governo e membros dos blocos para uma construção colaborativa. Lembrou ainda que o Parlamento pode aprovar ou rejeitar acordos internacionais e tem o dever de fiscalizar o Executivo, cobrando soluções ou até revisões quando necessárias.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados