Mundo
Mergulhadores resgatam primeiros objetos do navio irmão do Titanic na costa da Grécia

Um grupo de mergulhadores especializados em águas profundas realizou a recuperação inicial de artefatos do HMHS Britannic, navio irmão do Titanic, que afundou na costa grega em 1916, conforme comunicado divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Ministério da Cultura da Grécia.
O naufrágio ocorreu há mais de cem anos no mar Egeu, e os itens foram localizados a cerca de 120 metros de profundidade, segundo o órgão oficial.
Dentre os objetos encontrados estão o sino de alarme do navio, uma lâmpada de sinalização, diversos aparelhos portáteis usados pelas classes premium, azulejos cerâmicos decorando um banheiro turco, além de um par de binóculos de observação, conforme detalhou o comunicado.
O HMHS Britannic era o terceiro navio da classe Olympic, construído nos estaleiros Harland & Wolff, e foi requisitado pela Marinha Real durante a Primeira Guerra Mundial, sendo convertido em navio hospital.
Em novembro de 1916, durante uma navegação pela costa da ilha grega de Kea, o transatlântico atingiu uma mina alemã e afundou em menos de uma hora, resultando na morte de 30 das 1.065 pessoas que estavam a bordo, conforme relatou o Ministério da Cultura.
A operação de recuperação dos primeiros artefatos contou com o apoio de cientistas e uma equipe de onze mergulhadores participantes de um programa de pesquisa coordenado pelo historiador britânico Simon Mills, da Fundação Britannic, sob a supervisão do Eforato de Antiguidades Submarinas da Grécia.
O ministério destacou que as condições no local do naufrágio eram desafiadoras, devido às correntes marítimas, profundidade significativa e visibilidade reduzida.
Alguns itens não puderam ser recuperados inicialmente por estarem em locais de difícil acesso ou em estado avançado de degradação.
Após a retirada, as peças foram encaminhadas para laboratórios especializados dos serviços gregos e farão parte da exposição permanente do novo museu de antiguidades submarinas, que está em construção no porto de Pireu, próximo a Atenas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login