Notícias Recentes
Messias critica revogação de visto de ministros do STF pelos EUA

Jorge Messias, Advogado-Geral da União, manifestou apoio aos membros do Poder Judiciário brasileiro que tiveram seus vistos para os Estados Unidos revogados pelo governo Trump.
A lista inclui o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, outros juízes da corte, o Procurador-Geral da República Paulo Gonet, e seus familiares.
A revogação foi anunciada na sexta-feira (18) pelo secretário de Estado dos EUA, republicano Marco Rubio, após Moraes adotar medidas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica.
Segundo Rubio, o presidente Trump deixou claro que responsabilizará estrangeiros que censurarem a expressão protegida nos EUA.
Em comunicado, Messias condenou os atos como arbitrários e afirmou que nenhum ato ilegal ou conspiração irá intimidar o Judiciário brasileiro a agir com independência e dignidade.
Ele destacou que, como Advogado-Geral da União, apoia e solidariza-se com os ministros do STF e o PGR atingidos injustamente, juntamente com seus familiares, por essa revogação de vistos por uma nação estrangeira, em razão do exercício constitucional de suas funções.
Messias ressaltou a importância da atuação dos ministros e do PGR dentro dos limites legais para proteger a democracia e o Estado de Direito.
Ele frisou que o sistema de Justiça deve atuar sem sofrer pressão política ou interferência estrangeira.
Por fim, reafirmou que nenhum meio ilícito ou ato conspiratório abalará a autonomia e a honra do Judiciário brasileiro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login