Conecte Conosco

Notícias Recentes

Messias é o favorito de Lula para o STF apesar do alerta com voto de Gonet no Senado

Publicado

em

Apesar da votação apertada no Senado para a recondução do procurador-geral da República, Paulo Gonet, ter gerado preocupação dentro do governo, auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmam que o advogado-geral da União, Jorge Messias, permanece como principal candidato para a indicação à vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula deve retomar as discussões sobre a indicação nesta semana, antes de viajar para a África do Sul, onde participará da cúpula do Brics nos dias 22 e 23.

Antes de confirmar sua escolha, Lula pretende se reunir com o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e com o ministro do Tribunal de Contas da União Bruno Dantas, que também são considerados possíveis candidatos para a vaga.

Paulo Gonet foi reconduzido ao cargo de procurador-geral da República na semana passada com uma votação de 45 a 26 votos, o placar mais apertado desde o retorno da democracia.

Segundo fontes próximas ao presidente, o resultado foi uma reação direta à postura de Gonet na denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no processo sobre a trama golpista. Também ressaltam que Gonet não fez campanha para sua recondução, deixando a articulação nas mãos do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Por isso, para esses governistas, Messias teria uma estratégia diferente para obter o apoio dos senadores. Após sua indicação por Lula, o advogado-geral da União deve iniciar um esforço de diálogo diretamente com os gabinetes dos parlamentares, inclusive da oposição. O fato de Messias ser evangélico é visto como um diferencial importante para vencer resistências entre senadores conservadores.

Assim como o procurador-geral, o indicado de Lula para o STF precisa ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aprovar votação no plenário do Senado, exigindo ao menos 41 votos favoráveis para a confirmação.

Na semana passada, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), declarou em Belém que Lula deve encontrar Pacheco ainda esta semana e não acredita em mudança na escolha de Messias como candidato:

“Eu sinceramente creio que o nome está lançado. Não vejo reversão”, afirmou.

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, anunciou aposentadoria antecipada no dia 9 de outubro. Havia expectativa de que Lula faria uma escolha rápida neste terceiro mandato, porém as duas indicações feitas pelo presidente em 2023 levaram mais de 50 dias cada (59 dias para Flávio Dino e 51 para Cristiano Zanin).

No dia 21 de outubro, os planos do presidente começaram a se modificar. Após uma reunião com Davi Alcolumbre, em que o presidente do Senado mostrou a preferência majoritária pela candidatura de Pacheco, Lula decidiu adiar a decisão para consolidar melhor a indicação.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados