Conecte Conosco

Economia

Meta faz acordo para usar notícias em IA com Fox e outras mídias

Publicado

em

A Meta, controladora do Facebook e do Instagram, tem conversado recentemente com diversas empresas de mídia, incluindo Axel Springer, Fox e News Corp, visando firmar acordos para licenciar notícias e conteúdos jornalísticos para utilização em suas ferramentas de inteligência artificial, segundo reportagem do The Wall Street Journal divulgada nesta quinta-feira.

De acordo com fontes próximas às negociações citadas pelo jornal, algumas discussões ainda estão no início e podem não resultar em contratos.

Essa movimentação representa uma mudança na postura da empresa de Mark Zuckerberg, que nos últimos anos diminuiu seu investimento em pagamento por conteúdos jornalísticos e em destacar essas notícias nas suas soluções de IA. Vale lembrar que Fox e News Corp, que controla o próprio Wall Street Journal, possuem a mesma administração.

Há anos, a gigante das redes sociais firmou acordos financeiros milionários para integrar conteúdos de veículos como The Wall Street Journal, The New York Times e Washington Post em sua aba de notícias. Entretanto, em 2022, anunciou o fim desses pagamentos às publicações.

Essa mudança fez com que o tráfego do Facebook para vários veículos de mídia caísse, segundo a reportagem. Contudo, recentemente, alguns publishers indicaram aumento do fluxo de visitas oriundas da plataforma.

O jornal destaca ainda que a maioria das empresas de mídia tenta restringir o acesso de rastreadores de IA em seus sites, a não ser que recebam compensações pelos conteúdos disponibilizados.

A Meta reformulou seus projetos de IA dentro do Superintelligence Labs, um programa de alto risco iniciado após a saída de executivos seniores e em resposta ao lançamento do modelo de código aberto Llama 4.

Em outubro do ano passado, a empresa fechou um acordo de licenciamento de conteúdo de IA com a agência Reuters, mas somente nos últimos meses ampliou as conversas com diversos publishers. Outras organizações, como a OpenAI, criadora do ChatGPT, e a startup Perplexity, apoiada por Jeff Bezos, também firmaram parcerias semelhantes para IA com empresas de mídia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados