Conecte Conosco

Economia

Metade dos brasileiros das classes A, B e C tem dívidas no cartão

Publicado

em

Pesquisa recente da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados revela que 51% dos brasileiros das classes A, B e C possuem dívidas em seus cartões de crédito. Além disso, 28% têm empréstimos pessoais, 17% financiam imóveis ou veículos, 8% têm dívidas no cheque especial e 2% possuem outros tipos de débitos.

O endividamento no cartão de crédito é mais prevalente entre pessoas com idades entre 25 e 40 anos (66%) e moradores da região Nordeste (58%). Já os empréstimos pessoais são mais comuns entre os idosos acima de 60 anos, com 44%. A classe A apresenta uma situação financeira relativamente melhor, sendo que 52% dessa população não possui dívidas. Entre os que têm dívidas, 44% comprometem mais de um mês de sua renda para quitá-las, percentual que sobe para 58% entre os idosos.

Além disso, 63% dos brasileiros das classes A, B e C manifestam preocupação quanto às finanças futuras, sendo que 35% estão extremamente preocupados. Apenas 2% dos entrevistados afirmaram não ter preocupações financeiras futuras. Outros 20% estão moderadamente preocupados, 8% pouco preocupados e 6% não souberam ou preferiram não responder.

Quanto à gestão do dinheiro, quase metade (48%) consegue pagar todas as contas, porém não conseguem economizar. Trinta por cento conseguem administrar bem o dinheiro e ainda têm sobra. Onze por cento dependem de empréstimos ou ajuda para pagar as contas, 5% têm contas atrasadas e 6% não quiseram ou não souberam responder.

Somando os que não conseguem poupar com os que precisam de ajuda ou deixam contas para o mês seguinte, chega-se ao total de 64%. Portanto, a maioria dos brasileiros das classes A, B e C têm dificuldade para economizar, o que os torna mais vulneráveis a emergências e longe de construir uma estabilidade financeira, conforme analisa Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.

O percentual de indivíduos que pagam contas mas não conseguem poupar é maior entre os jovens (55%), moradores do Sudeste (53%) e pessoas com ensino médio completo (51%). Entre moradores do Nordeste e aqueles com nível médio de escolaridade, 7% disseram que precisam deixar contas para o mês seguinte por falta de dinheiro. Moradores do Norte/Centro-Oeste são os que apresentam menor preocupação com contas, com 43% gerenciando bem suas finanças e ainda tendo dinheiro sobrando após o pagamento das contas.

A pesquisa da Nexus entrevistou online 1.010 pessoas a partir de 16 anos das classes A, B e C, entre 8 e 9 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 3 pontos percentuais com 95% de confiança.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados