Conecte Conosco

Mundo

México busca diálogo com EUA após ataques no Pacífico

Publicado

em

O governo do México declarou, nesta quinta-feira (30), que está tentando marcar encontros com autoridades dos Estados Unidos depois do recente ataque americano a uma embarcação no Pacífico, que supostamente transportava drogas e resultou em quatro mortes.

Na quarta-feira (29), o exército dos Estados Unidos atacou uma embarcação em águas do Pacífico, alegando que ela estava envolvida no tráfico de drogas. Um ataque semelhante ocorrido na segunda-feira (27) causou a morte de 14 pessoas, deixando um sobrevivente que a Marinha do México está procurando, a cerca de 830 quilômetros de Acapulco.

Durante a sua coletiva matinal de imprensa, a presidente Claudia Sheinbaum afirmou que a Marinha do México está em diálogo com a Guarda Costeira dos Estados Unidos e tenta ainda se reunir com o Comando Sul e o Departamento de Estado americano.

A presidente ressaltou que o governo mexicano deseja manter o protocolo vigente entre os dois países para casos em que embarcações suspeitas de traficar drogas sejam encontradas em águas internacionais.

Conforme esse acordo, as autoridades dos Estados Unidos e do México cooperam para prender os suspeitos.

Claudia Sheinbaum acrescentou que continuam buscando informações adicionais, mas até o momento não receberam mais dados.

As ações dos Estados Unidos começaram no início de setembro e foram consideradas por especialistas como ilegais segundo o direito internacional. Até agora, ao menos 14 embarcações foram destruídas no Caribe e no Pacífico, com um total de 62 pessoas mortas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados