Conecte Conosco

Economia

México critica tarifa de 30% anunciada por Trump

Publicado

em

O governo do México declarou neste sábado (12) que a imposição de tarifas de 30% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos mexicanos é um “tratamento injusto”.

O aviso dessas tarifas foi feito durante negociações realizadas na sexta-feira nos EUA entre representantes dos dois países. Segundo comunicado conjunto dos Ministérios da Economia e das Relações Exteriores do México, eles expressaram que consideram as tarifas injustas e não concordam com elas.

O México está engajado em negociações para encontrar uma alternativa que proteja as empresas e os empregos em ambos os lados da fronteira, conforme afirmaram os ministérios.

A administração, liderada pela presidente Claudia Sheinbaum, busca solucionar a possibilidade da entrada em vigor dessas tarifas em 1º de agosto, conforme anunciado pelo presidente estadunidense.

O México é fortemente impactado por essas tarifas, já que 80% de suas exportações têm os EUA como principal destino.

Desde que assumiu em janeiro, Trump criticou o México por não conter a imigração irregular e o tráfico de drogas na fronteira comum de 3.100 quilômetros, utilizando as tarifas como retaliação.

Trump reconheceu a ajuda do México na proteção da fronteira, mas afirmou que isso não é suficiente. Em sua carta à presidente Sheinbaum, publicada em sua rede social Truth Social, Trump avisou que a partir de 1º de agosto de 2025, será cobrada uma tarifa de 30% sobre os produtos mexicanos que entrarem nos Estados Unidos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados