Conecte Conosco

Mundo

México e EUA fecham acordo para controlar armas e drogas na fronteira

Publicado

em

México e Estados Unidos estão próximos de firmar um tratado para combater o tráfico de armas e entorpecentes nas zonas fronteiriças, anunciou nesta quinta-feira (31) a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.

Desde que o presidente Donald Trump reassumiu o cargo na Casa Branca em janeiro, ele tem cobrado o México por fazer mais no controle do tráfego de drogas, especialmente o perigoso fentanil, ameaçando aplicar tarifas aos produtos mexicanos para pressionar o país a reforçar a segurança.

“O acordo de segurança está quase concluído”, disse Sheinbaum em sua coletiva diária, após uma ligação com Trump, em que foi combinada a suspensão por 90 dias do aumento tarifário que seria imposto à meia-noite.

O acordo prevê ações para reduzir a entrada de precursores químicos usados na fabricação do fentanil no México, assim como a entrada ilegal de armas vindas dos Estados Unidos.

Também inclui cooperação para monitorar a extensa fronteira de cerca de 3.100 km e o trabalho conjunto em inteligência.

Sheinbaum espera que o documento seja assinado na próxima semana e reforça que ele atende aos princípios do governo mexicano de manter a soberania, confiança mútua e colaboração sem submissão.

Para evitar as tarifas de Trump, o governo mexicano intensificou a apreensão de drogas, mobilizou 10 mil militares na fronteira e extraditou em fevereiro 29 líderes do narcotráfico para a justiça dos Estados Unidos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados