Mundo
México e Guatemala lançam operações de segurança após confronto armado
O Exército mexicano informou nesta terça-feira (9) que iniciará um plano de operações coordenadas na fronteira sul do país com a Guatemala. Essa ação ocorre após um embate entre soldados guatemaltecos e um grupo armado mexicano, que resultou na morte de um soldado e deixaram outro ferido.
A região fronteiriça tem enfrentado atividades criminosas oriundas do México. Em junho, as forças armadas mexicanas chegaram a cruzar temporariamente para a Guatemala durante uma ação contra organizações criminosas.
Ricardo Trevilla, secretário de Defesa do México, declarou durante a coletiva de imprensa da presidente Claudia Sheinbaum que será implementado um plano para operações conjuntas ao longo da fronteira, envolvendo tropas mexicanas e guatemaltecas.
Essas operações terão início na terça-feira e estão previstas para terminar na quinta-feira, 11 de novembro, podendo ser estendidas se necessário, conforme informou o secretário.
Ricardo Trevilla não revelou detalhes adicionais sobre o número de militares envolvidos ou os métodos empregados nas operações.
De acordo com o secretário, existem dois grupos criminosos atuando na região fronteiriça entre México e Guatemala: um vinculado ao cartel de Sinaloa e outro associado ao cartel de Chiapas e Guatemala.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login