Conecte Conosco

Mundo

México exige compensação da Adidas por uso indevido de design tradicional de sandálias

Publicado

em

O governo do México está buscando uma compensação da Adidas em favor de uma comunidade do estado de Oaxaca, após acusar a empresa de utilizar indevidamente um modelo de sandálias que se assemelha a um design tradicional da região.

Autoridades locais afirmaram que o lançamento do modelo Oaxaca Slip-On, criado pelo designer americano de ascendência mexicana Willy Chavarria em parceria com a Adidas, não recebeu autorização nem reconhece os verdadeiros autores do design.

Na última sexta-feira (8), o governo anunciou que a Adidas aceitou se reunir com representantes do estado de Oaxaca, que sustentam que o modelo das sandálias é originário da comunidade de Villa de Hidalgo Yalalag.

O governador estadual, Salomón Jara, também declarou que pode tomar medidas legais contra Chavarria.

“Trata-se de uma propriedade intelectual coletiva, é necessário haver uma compensação e cumprir a legislação sobre patrimônio cultural, e esperaremos que isso seja resolvido pelo diálogo; também estamos avaliando a possibilidade de ações legais”, afirmou a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, durante sua coletiva de imprensa matutina.

Sheinbaum não especificou qual tipo de compensação será solicitada.

Chavarria, que valoriza sua herança chicana em seus trabalhos, esteve no centro das críticas no final de junho após o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, acusá-lo de “enaltecer criminosos” em um desfile da Semana de Moda de Paris.

Na ocasião, vários homens tatuados, vestidos com camisetas e shorts brancos, ajoelharam-se, gesto que remete à postura imposta aos detentos do Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), uma prisão de segurança máxima criada por Bukele para encarcerar membros de gangues.

Nos últimos anos, o México tem denunciado a apropriação cultural e o uso não autorizado das artes de seus povos indígenas por grandes marcas e designers, como a chinesa Shein, a espanhola Zara e a venezuelana Carolina Herrera.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados