Conecte Conosco

Mundo

México pede explicações sobre morte de cidadão sob custódia do ICE nos EUA

Publicado

em

O Ministério das Relações Exteriores do México solicitou na quinta-feira (15) esclarecimentos acerca das condições que levaram à morte de um cidadão mexicano enquanto estava sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) na Geórgia.

O consulado mexicano em Atlanta pediu que todos os detalhes do ocorrido sejam esclarecidos e informou que está colaborando para garantir que a investigação seja conduzida de maneira rápida e transparente, conforme comunicado do ministério.

De acordo com o governo mexicano, a morte aconteceu na quarta-feira, porém as autoridades americanas ainda não fizeram nenhum pronunciamento oficial.

O Ministério das Relações Exteriores do México não revelou o nome do falecido, mas afirmou que o consulado estabeleceu contato imediato com a família.

Dados oficiais do ICE indicam que pelo menos outras quatro pessoas perderam a vida em centros de detenção de imigrantes em 2026.

O ano de 2025 foi o mais letal para detidos do ICE em 20 anos: pelo menos 30 mortes foram registradas em centros de detenção, o maior número desde 2004, ano seguinte à fundação da agência.

As ações do ICE durante a administração do presidente americano Donald Trump têm sido alvo de críticas intensas, especialmente após o falecimento a tiros de Renee Nicole Good, uma mulher de 37 anos, causada por um agente em Minneapolis em 7 de janeiro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados