Conecte Conosco

Mundo

México quer aumentar comércio e investimentos com o Canadá na visita de Carney

Publicado

em

México pretende expandir o comércio e os investimentos provenientes do Canadá em vários setores da economia local durante a visita do primeiro-ministro canadense Mark Carney, que acontecerá nesta semana, conforme informou a presidente Claudia Sheinbaum.

A visita está marcada para quinta e sexta-feira, em um contexto em que a política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impactou o acordo de livre comércio T-MEC, firmado entre os três países em 2020.

Como parte das medidas protecionistas, Trump aplicou tarifas a determinados produtos exportados pelos parceiros e advertiu que poderá impor novas taxas caso o México e o Canadá não adotem medidas contra o tráfico de drogas e a imigração irregular para os EUA.

“Nosso objetivo é reforçar o comércio com o Canadá em setores estratégicos e, paralelamente, atrair mais investimentos para o México em diversas áreas”, explicou Sheinbaum em sua coletiva de imprensa matinal.

A presidente destacou o interesse mútuo em preservar o T-MEC e celebrou o início das consultas preparatórias para a revisão do acordo, prevista para janeiro de 2026.

Trump questionou o tratado, alegando que ele prejudica a economia dos EUA e ameaçou renegociá-lo fora do prazo estipulado.

Sheinbaum enfatizou que a revisão do T-MEC é um compromisso legal e não uma decisão arbitrária.

“O tratado prevê que as consultas para sua revisão sejam iniciadas nesta data, conforme acordado na assinatura”, explicou.

Os governos do México e dos EUA divulgaram comunicados oficiais anunciando o início das consultas, os procedimentos de participação e o prazo estabelecido.

Para Sheinbaum, este processo é muito relevante para discutir temas sensíveis, como as tarifas impostas unilateralmente pelo governo dos EUA e questões trabalhistas.

O México estipulou um período de 60 dias para essas consultas, podendo ser prorrogado por mais 30 dias, para igualar-se aos 90 dias previstos pelos EUA, esclareceu a líder mexicana.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados