Conecte Conosco

Mundo

México quer melhorar cooperação com EUA após alerta de Trump

Publicado

em

Claudia Sheinbaum, presidente do México, anunciou nesta sexta-feira (9) que o governo mexicano está buscando aumentar a colaboração com os Estados Unidos depois de o presidente americano, Donald Trump, ter ameaçado realizar ações terrestres contra os cartéis de drogas.

“Ontem (quinta-feira), pedi ao chanceler Juan Ramón de la Fuente para estabelecer contato direto com o secretário do Departamento de Estado e, se necessário, dialogar com o presidente Trump com o objetivo de intensificar a cooperação dentro do acordo bilateral de segurança”, afirmou a presidente durante sua coletiva matinal.

Sheinbaum comentou o tema ao ser questionada sobre sua ligação telefônica na quinta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Falamos sobre vários assuntos, incluindo a situação na América Latina e a defesa da soberania”, disse a presidente.

Ela explicou que o México mantém um acordo de colaboração em segurança com os Estados Unidos.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, ressaltou a boa coordenação na área de segurança que existe entre os dois países, acrescentou Sheinbaum.

Trump declarou na quinta-feira que iniciaria ataques terrestres contra os cartéis de drogas após operações realizadas no oceano Pacífico e no Mar do Caribe, sem detalhar os locais exatos ou fornecer outras informações.

“Vamos começar a atacar os cartéis por terra agora. Os cartéis têm controle sobre o México”, afirmou Trump em entrevista à Fox News. “É muito triste o que está acontecendo naquele país”, completou.

O México já intensificou a colaboração com os EUA na fronteira, extraditando dezenas de líderes do tráfico para o país vizinho em 2025, mas sua presidente, Claudia Sheinbaum, tem reforçado que não deseja qualquer tipo de intervenção militar em solo mexicano.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados