Economia
Microsoft inicia operação de novos data centers no Brasil
A Microsoft informou nesta terça-feira (10) que parte dos seus novos data centers no Brasil começou a funcionar em janeiro deste ano. Esse movimento faz parte de um projeto de investimentos de US$ 14,7 bilhões no país, previsto até 2028, anunciado em 2024 pelo CEO da empresa, Satya Nadella.
“Este é o maior investimento individual que a Microsoft já realizou no Brasil. Em janeiro, inauguramos os dois primeiros data halls,” explicou Priscyla Laham, presidente da Microsoft Brasil, durante a abertura do Microsoft AI Tour, evento global onde a empresa apresenta novidades para diferentes regiões.
Data halls são os prédios que abrigam os equipamentos essenciais — computadores e servidores — para o funcionamento do data center. A Microsoft não informou a quantidade total de data halls planejados, mas confirmou que duas estruturas já estão em atividade, com toda a infraestrutura externa concluída.
Atualmente, os data centers estão sendo construídos em Hortolândia e Sumaré, na região de Campinas, mas a empresa não detalhou a localização exata dos data halls em operação.
“A área externa desses data centers está pronta, e agora avançamos conforme o cronograma, garantindo a capacidade necessária no Brasil,” destacou Laham.
A executiva também atualizou os projetos de qualificação em inteligência artificial, outra iniciativa anunciada pela empresa em 2024. O programa ConectAI, uma parceria entre a Microsoft e 26 instituições que incluem governos, universidades e ONGs, oferece treinamento em IA para brasileiros.
Inicialmente, a meta era capacitar 5 milhões de brasileiros em IA até 2028. De acordo com Laham, mais da metade dessa meta já foi alcançada.
“Até o momento, 2,8 milhões de pessoas concluíram os cursos, enquanto 6,6 milhões iniciaram as trilhas de aprendizado. Quase 1 milhão de certificações foram emitidas, o que é fundamental para aumentar a empregabilidade,” afirmou a executiva.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login