Conecte Conosco

Economia

Milei: Acordo Mercosul-UE é um novo começo

Publicado

em

O presidente da Argentina, Javier Milei, declarou neste sábado (17) que a assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia representa não um ponto final, mas o início de uma nova fase. Para Milei, esse pacto é um marco político e econômico importante, talvez a maior realização do Mercosul desde a sua fundação, fruto de uma decisão estratégica impulsionada pela Argentina durante sua presidência no ano passado.

Milei enfatizou a importância de manter o espírito do acordo durante a fase de implementação. Ele alertou contra a adoção de salvaguardas ou medidas restritivas que possam diminuir os benefícios econômicos do tratado, afirmando que tais ações contradiziriam o propósito principal do acordo. O presidente pediu vigilância nos parlamentos para impedir que essas limitações sejam impostas.

O chefe de Estado também ressaltou que o protecionismo e o fechamento econômico baseados em discursos ao invés de resultados são as causas do estancamento econômico. Para ele, a liberdade e a cooperação internacional são caminhos essenciais para um Mercosul próspero e uma Argentina mais desenvolvida.

Durante seu discurso, Milei elogiou a postura do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à Venezuela. Ele classificou o ex-líder venezuelano, Nicolás Maduro, de narcoterrorista e ditador, destacando a decisão dos EUA como firme. Segundo Milei, a base para uma verdadeira integração está na liberdade e no comércio, e a erosão das instituições resulta em isolamento, pobreza e perda de liberdade, exemplificado pela situação atual da Venezuela.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados