Mundo
Milei agradece apoio de Trump após vitória nas eleições da Argentina
O presidente da Argentina, Javier Milei, expressou sua gratidão nesta segunda-feira, 27, ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo suporte oferecido após a vitória do seu partido, A Liberdade Avança (LLA), nas eleições legislativas de meio de mandato.
“Obrigado, presidente Donald Trump, por confiar no povo argentino. Você é um grande amigo da Argentina”, afirmou Milei em uma publicação no X.
“Nossas nações sempre deveriam ter mantido a aliança. Nosso povo deseja viver com liberdade. Conte comigo para defender a civilização ocidental, que foi responsável por tirar mais de 90% da população mundial da pobreza.”
No final da postagem, Milei utilizou a sigla “MAGA”, referência ao movimento político Make America Great Again.
Minutos antes, Trump parabenizou o argentino pela vitória avassaladora. “Ele está realizando um trabalho incrível! A confiança que depositamos nele foi confirmada pelo povo argentino”, declarou o republicano em uma publicação na Truth Social.
Trump estava na Malásia no domingo, 26, participando da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e encontrou-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Antes de deixar o país, mencionou a jornalistas que Milei recebeu “muita ajuda” dos Estados Unidos para garantir a vitória do LLA nas eleições legislativas. O governo americano ofereceu um pacote de resgate de até 40 bilhões de dólares para fortalecer a campanha de Milei.
“Ele teve nosso apoio intenso. Eu o recomendei fortemente”, afirmou Trump, atribuindo parte do sucesso também a membros do seu gabinete, como o secretário do Tesouro, Scott Bessent, que supervisionou a assistência financeira à Argentina.
O LLA conquistou as eleições legislativas com 41% dos votos, enquanto a oposição peronista, associada à ex-presidente Cristina Kirchner, ficou nove pontos atrás.
“Vamos ampliar o número de deputados de 37 para 101, e no Senado passaremos de 6 para 20. Teremos o Congresso mais reformista da história da Argentina”, comemorou Milei, que venceu em 16 das 24 províncias argentinas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login