Conecte Conosco

Mundo

Milei informa retorno da Argentina ao mercado externo de dívida

Publicado

em

O governo do presidente Javier Milei anunciou nesta sexta-feira (5) o retorno da Argentina ao mercado internacional de dívida após mais de sete anos, por meio de um título em dólares.

O título de quatro anos terá uma taxa de juros de 6,5% e é o primeiro desse tipo desde 2018, indicou o ministro da Economia, Luis Caputo. A Argentina negocia um empréstimo com bancos de cerca de 7 bilhões de dólares (37 bilhões de reais) e deve enfrentar vencimentos em janeiro de mais de 4 bilhões de dólares (21 bilhões de reais).

“Voltamos aos mercados de capitais”, celebrou o presidente ultraliberal Milei em uma mensagem no X.

“É um dado muito importante”, destacou Caputo em conversa com o canal A24, ao indicar que isso contribuirá para facilitar o acúmulo de reservas, requisito do Fundo Monetário Internacional (FMI) pelo empréstimo concedido ao país.

“Tem sido difícil acumular (reservas) porque, enquanto os países tipicamente renovam a dívida, como a Argentina não tem crédito, tivemos que pagá-la”, disse o ministro.

Segundo um comunicado do Ministério da Economia, o resultado do leilão servirá para cancelar parcialmente um vencimento que a Argentina deve enfrentar no próximo dia 9 de janeiro. O vencimento do novo título está previsto para novembro de 2029.

A última vez que a Argentina emitiu dívida no mercado internacional foi em janeiro de 2018, conforme informou Caputo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados