Mundo
Milei vai encontrar Kast, novo presidente do Chile, na terça
O presidente argentino, Javier Milei, vai receber na próxima terça-feira (16) o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, um aliado que compartilha suas ideias, informou uma fonte da Presidência argentina à AFP.
Esta será a primeira visita internacional de Kast, um advogado conservador de 59 anos que ganhou as eleições no domingo com 58% dos votos, contra 42% de sua adversária, a moderada comunista Jeannette Jara.
Milei comemorou a vitória de Kast logo após o resultado oficial. “Estou muito feliz com o grande triunfo do meu amigo José Antonio Kast nas eleições chilenas”, postou o presidente argentino no X.
Ele destacou que essa vitória representa “mais um avanço em nossa região na defesa da vida, da liberdade e da propriedade privada” e celebrou a adesão do Chile a outros países sul-americanos com governos de direita, como Paraguai, Peru e Equador.
Kast é o candidato mais conservador desde o fim da ditadura do general Augusto Pinochet, há 35 anos. Durante a campanha, prometeu “restaurar a ordem” e deportar cerca de 340 mil imigrantes sem documentos, em sua maioria venezuelanos, além de combater a criminalidade de forma direta.
Defensor da ditadura de Pinochet (1973-1990), que deixou 3.200 mortos e desaparecidos, além de inúmeros torturados e presos políticos, Kast afirmou que, se o ditador ainda estivesse vivo, teria votado nele.
No dia 11 de março, Kast tomará posse, substituindo o atual presidente de esquerda, Gabriel Boric, e comandará o país pelo próximo quadriênio.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login