Conecte Conosco

Mundo

Milhares protestam na Venezuela contra governo Maduro

Publicado

em

A maior manifestação da oposição desde a saída de Nicolás Maduro atraiu uma multidão à capital da Venezuela, Caracas, nesta quinta-feira (12). O evento ocorreu pouco antes da discussão de uma importante lei de anistia.

Com gritos de “Não temos medo!”, milhares de pessoas, carregando faixas e bandeiras, se reuniram ao redor da principal universidade do país, atendendo a um chamado estudantil em celebração ao Dia da Juventude.

Este é o primeiro grande protesto em Caracas após a intervenção militar dos Estados Unidos em 3 de janeiro, que resultou na captura de Maduro e bombardeios em diversas áreas do país.

Delcy Rodríguez, que atuava como vice-presidente, assumiu o poder interinamente e, sob pressão internacional, indicou uma redução da repressão vigente durante os últimos 27 anos dos governos chavistas.

Os manifestantes exibiam faixas com palavras como “Anistia já!” na entrada da Universidade Central da Venezuela (UCV), alguns gritando “Nem um, nem dois, que todos sejam soltos!”, reivindicando a liberação dos presos políticos ainda detidos.

A ONG Foro Penal contabiliza mais de 600 presos políticos aguardando libertação a partir do processo de indultos iniciado em 8 de janeiro.

O Parlamento está programado para iniciar o debate final sobre a aprovação de uma lei geral de anistia que poderá levar à soltura em massa desses detidos.

A líder da oposição e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, exaltou a manifestação nas redes sociais, compartilhando um vídeo do evento onde muitos participantes usavam camisas brancas, símbolo típico da oposição.

Em paralelo, o chavismo organizou um ato no centro de Caracas, também com a presença de milhares de manifestantes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados