Economia
Minerais críticos: avanço na pauta com atualizações semanais do comitê

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, discutiu nesta quinta-feira, 24, o setor de mineração, destacando que o tema é abrangente e possui potencial para progresso.
Questionado diretamente sobre eventuais negociações com os Estados Unidos acerca dos minerais estratégicos, Alckmin evitou confirmar qualquer acordo específico sobre o assunto.
Ele informou que, a partir da próxima segunda-feira, haverá uma atualização diária às 11 horas da manhã feita pelo comitê de trabalho sobre o progresso das negociações para reverter a tarifa de 50%.
Alckmin ressaltou que o setor mineral representa uma pequena parcela das exportações brasileiras para os EUA, cerca de 3%, enquanto que o país importa máquinas e equipamentos americanos em mais de 20%, o que evidencia um superávit comercial significativo para os Estados Unidos.
O posicionamento ocorreu após notícias sobre possíveis iniciativas da embaixada americana em Brasília, lideradas pelo encarregado de negócios Gabriel Escobar, visando acordos para a compra de minerais estratégicos como lítio e nióbio.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login