Conecte Conosco

Mundo

Minerais Valiosos Descobertos no Deserto de Utah Ajudam os EUA

Publicado

em

Na disputa pelo avanço tecnológico, a posse de matérias-primas raras e de alta qualidade é essencial para garantir uma vantagem competitiva. Recentemente, uma empresa dos Estados Unidos revelou que encontrou concentrações significativas de vários minerais raros e críticos em Silicon Ridge, Utah. Essa área foi destinada para atividades relacionadas à produção de veículos elétricos, com uso de nanossilício em baterias de íon-lítio. No entanto, o local guardava um potencial muito maior.

A Ionic MT anunciou a descoberta de 16 tipos diferentes de minerais, como lítio, alumina, germânio, rubídio, césio, vanádio e nióbio, conforme informou ao The Wall Street Journal.

Esses minerais assumiram uma importância estratégica ainda maior devido ao conflito comercial iniciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Esses recursos são essenciais para diversas indústrias, desde tecnologias cotidianas como baterias até equipamentos militares. A descoberta recente pode oferecer uma vantagem competitiva em relação à China, que atualmente lidera este setor.

Andre Zeitoun, fundador e CEO da Ionic MT, afirmou ao The Wall Street Journal: “Não é possível fabricar um carro sem esses metais, assim como não se fabricam caças sem alguns deles.”

Atualmente, os Estados Unidos dependem das importações de certos minerais como rubídio e césio, utilizados em relógios atômicos, e escândio, fundamental para a indústria aeroespacial.

No Brasil, oito projetos de mineração de elementos de terras-raras (ETRs) estão em andamento e podem desenvolver mais de um terço da reserva potencial do país, considerada a segunda maior do mundo.

Segundo o The Wall Street Journal, o terreno em Utah já possui licenças para mineração, o que deve acelerar a produção. Os minerais serão processados pela companhia em uma planta próxima no estado.

O Departamento do Interior dos EUA atualizou recentemente a lista de minerais considerados críticos para o país, incluindo cobre e urânio, por exemplo. O país tem se empenhado em garantir o reforço no fornecimento desses recursos. Recentemente, o secretário do Interior, Doug Burgum, destacou em uma conferência em Washington:

“Temos ativos no país pertencentes à população: terras públicas e minerais públicos em terra e no mar, em uma quantidade e abundância que poucos países no mundo conseguem imaginar.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados