Conecte Conosco

Destaque

Ministério das Cidades repassa R$ 289 milhões para ampliação do metrô no DF

Publicado

em

Do valor, R$ 162 milhões serão usados para ampliar linha de Samambaia e criar duas estações. Outros R$ 13 milhões serão destinados a construção de viaduto na EPIG.

Estação de metrô no Distrito Federal (Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília)

O Ministério das Cidades repassou R$ 289,2 milhões ao governo do Distrito Federal para ampliação do metrô. Com a verba, a intenção é aumentar a linha laranja, que tem cerca de 28 quilômetros de extensão entre a estação Central e o Terminal de Samambaia.

Para isso, o governador, Rodrigo Rollemberg, informou que pretende usar R$ 162,8 milhões. Serão construídos 3,7 quilômetros de trilho e duas estações. A expectativa, segundo o GDF, é que as obras começem a partir de julho.

Com o repasse, o GDF também pretende construir um viaduto na EPIG, na saída do Parque da Cidade para o Sudoeste. A estimativa é gastar R$ 13,8 milhões. Antes, no entanto, é preciso que o governo federal autorize a destinação das verbas para, então, o GDF dar início à licitação das duas obras.

Somando os valores da ampliação do metrô e da construção do viaduto sobram R$ 112,6 milhões.

Obras no metrô

Passageiros embarcam em trem de metrô no Distrito Federal (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

Por dia, cerca de 160 mil pessoas usam o metrô. A linha laranja tem 16 estações e verde, que faz o percurso entre a estação Central e o Terminal de Ceilândia, 20. Esta é a mais extensa, com 33 quilômetros de trilhos.

O metrô foi inaugurado em 2001 com o trecho que liga Samambaia a Taguatinga, Águas Claras, Guará e Plano Piloto. Desde então, dez estações foram inauguradas, sendo a última a do Guará, em 2010.

Estações de metrô inauguradas desde 1998

Ano Estações
2002 Arniqueiras
2004 Concessionárias
2008 Guariroba, Terminal Ceilândia e 108 Sul
2009 112 Sul e 102 Sul
2010 Guará

O governo do Distrito Federal também pretende inaugurar a estação de metrô da 106 Sul, no Plano Piloto. Em agosto, quando foi anunciada a abertura da licitação, a estimativa era entregar a obra pronta até o final de 2018.

A estrutura começou a ser montada em 1994 e fazia parte da “planta original” do Metrô, mas foi abandonada há quase 20 anos por falta de verba. A previsão de gasto com a obra é de R$ 21,2 milhões.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados