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Economia

Ministério dos Transportes anuncia 21 leilões para 2026, incluindo rodovias e ferrovias

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O Ministério dos Transportes tem planos para 2026 que incluem a realização de 21 leilões, distribuídos entre 13 para rodovias e 8 para ferrovias. A previsão de investimento total é de R$ 288 bilhões, conforme divulgado pela pasta em 25 de abril de 2023.

Para a área rodoviária, espera-se um aporte de R$ 148 bilhões com projetos abrangendo diversas regiões do país.

A Rota Agro Central (BR-070/174/364/MT/RO) foi excluída do cronograma, reduzindo o número inicial de 14 para 13 leilões, que incluem sete novas concessões e seis melhorias em contratos existentes.

Se todos os leilões forem realizados como planejado, o Ministério dos Transportes igualará o número de disputas alcançadas em 2025, que até agora somam 12, incluindo a repactuação da Fernão Dias em dezembro. Com isso, o governo se aproximará da meta de 35 leilões em quatro anos, estabelecida no início do mandato.

Em ocasião da apresentação do cronograma, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou: “A imprensa e boa parte do mercado não acreditavam que seria possível, mas conseguimos cumprir o que dizíamos”.

Cronograma para rodovias

O cronograma de concessões para rodovias começa em março com a Rota dos Sertões (BR-116/BA/PE), Rotas Gerais (BR-116/251/MG) e a melhoria da Régis Bittencourt (BR-116/SP/PR). Em abril, está prevista a otimização da Rota Arco Norte (BR-163/MT/PA).

Nos meses seguintes, seguem as repactuações da Rota do Pequi (BR-060/153/DF/GO) em junho, e da Rota Litoral Sul (BR-116/376/PR e BR-101/SC) em julho.

O leilão da Rota Portuária do Sul (BR-116/392/RS) está marcado para agosto, seguido em setembro pela otimização da Rota Planalto Sul (BR-116/PR/SC). Em outubro, está programada a modernização da Rodovia Transbrasiliana (BR-153/SP).

Em novembro, serão leiloadas a Rota 2 de Julho (BR-116/324/BA) e as Rodovias Integradas de Santa Catarina, lotes 1 e 3. O calendário encerra em dezembro com o leilão da Rota Integração do Sul (BR-116/158/290/392/RS).

Agenda para ferrovias

No setor ferroviário, os planejamentos incluem oito leilões que devem atrair R$ 140 bilhões em investimentos. O primeiro certame é o Corredor Minas-Rio, previsto para abril.

Em junho, está prevista a disputa pelo Anel Ferroviário Sudeste, seguida em julho pelo leilão da Malha Oeste e em agosto pelo Corredor Leste-Oeste.

Setembro trará o leilão da Ferrogrão, com o encerramento da agenda previsto para dezembro, incluindo os leilões da Malha Sul – Corredor Paraná – Santa Catarina, Malha Sul – Corredor Rio Grande e Malha Sul – Corredor Mercosul.

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