Conecte Conosco

Brasil

Ministra solicita colaboração para tornar propostas públicas realidade

Publicado

em

Menos de uma semana após a realização da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, fez um apelo aos governos estaduais e municipais para que apoiem e colaborem na transformação das aproximadamente 500 propostas aprovadas durante o evento em políticas públicas efetivas.

“Muito foi feito nos últimos três anos no Ministério da Igualdade Racial, onde cumprimos nosso dever enviando recursos e tomando outras ações, mas, frequentemente, estados e municípios, por diferentes posicionamentos ou atrasos, retardavam ou não queriam implementar as medidas”, declarou Anielle Franco.

“Isso representa um grande desafio. Para que as políticas alcancem a população, é fundamental a participação dos governadores e prefeitos”, afirmou a ministra. “Vivemos um momento no país em que é essencial lembrar que o foco deve estar no cuidado com o povo, independentemente de em quem se vote.”

Ano Eleitoral

Em entrevista concedida no dia 23 durante o programa Bom Dia, Ministra, transmitido por emissoras de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Anielle comentou sobre a proximidade do ano eleitoral e como este período pode influenciar a execução das propostas da Conapir.

“Este ano será cheio de desafios, com disputas por opiniões e narrativas. As pessoas precisam compreender que os cargos públicos existem para servir à população, não para interesses pessoais”, ressaltou.

“As políticas públicas não podem depender apenas de um governo. Passados anos, mesmo com troca de gestão, essas políticas devem ser mantidas. Elas precisam ser políticas de Estado, fundamentadas na vontade política verdadeira. É possível ocupar qualquer cargo, mas sem o compromisso político, as ações não sairão do papel”, concluiu.

Sobre a Conferência

Delegados participantes da Conapir, reunidos em Brasília, apresentaram um documento final na sexta-feira (19) contendo diretrizes e recomendações destinadas ao governo federal para a criação e aprimoramento de políticas de igualdade, democracia, reparação histórica e justiça racial.

O evento contou com a presença de cerca de duas mil pessoas do país inteiro, entre elas 1,7 mil delegados eleitos, 200 convidados e 50 observadores. O grupo discutiu 740 propostas aprovadas nas fases anteriores realizadas em conferências municipais, estaduais e regionais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados