Brasil
Ministro Carlos Fávaro concede medalha de mérito a Mariangela Hungria
Cerimônia de reconhecimento à contribuição da pesquisadora da Embrapa para a agricultura sustentável será nesta quarta-feira (5)
Em reconhecimento às mais de quatro décadas e a relevante contribuição da pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), doutora Mariangela Hungria, para os avanços da agricultura sustentável, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, entrega a Medalha de Mérito Apolônio Salles.
A cerimônia de homenagem a Mariangela Hungria será realizada nesta quarta-feira (5) no auditório Olacyr de Moraes, no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), às 15h.
Engenheira Agrônoma formada pela Esalq/USP, mestre em Solos e Nutrição de Plantas e doutora em Ciência do Solo pela UFRRJ, Mariangela Hungria ingressou na Embrapa em 1982 e, hoje, atua na Embrapa Soja (PR). Sua pesquisa em microbiologia do solo desenvolveu mais de 30 tecnologias voltadas à substituição de fertilizantes químicos por microrganismos capazes de fixar nitrogênio e melhorar a nutrição das plantas. O resultado de seu trabalho está presente em 85% da área cultivada com soja no Brasil e também nas plantações de feijão, milho, trigo e pastagens com braquiárias.
Reconhecida nacional e internacionalmente, a pesquisadora é comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro de diversas academias, como a Brasileira de Ciências e a Mundial de Ciências; figura entre os cientistas mais influentes do mundo segundo a Universidade de Stanford, integra a lista TIME 100 Climate 2025, entre as personalidades mais influentes nas ações em prol do clima e, em 2025, foi laureada do World Food Prize, conhecido como o “Nobel da Agricultura”.
Instituída pelo Decreto nº 94.788/87, a Medalha de Mérito Apolônio Salles foi criada no Mapa para premiar servidores e cidadãos, brasileiros ou estrangeiros, com destacados serviços à agricultura brasileira.
SERVIÇO:
Medalha de Mérito Apolônio Salles para Mariângela Hungria
Quando: Quarta-feira, 5 de novembro
Horário: 15h
Local: Auditório Olacyr de Moraes – Ministério da Agricultura e Pecuária – Esplanda dos Ministério, Bloco D.
Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Você precisa estar logado para postar um comentário Login