Economia
Ministro comemora aprovação do acordo Mercosul-UE na Câmara argentina
A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou o acordo entre a União Europeia e o Mercosul, que, segundo o ministro das Relações Exteriores do país, Pablo Quirno, é uma “excelente notícia que permitirá avançar rapidamente para a aprovação final no Senado na próxima semana”.
Em postagens na rede social X, o chanceler compartilhou uma foto com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comentando que discutiram os avanços do acordo, o qual recebeu aprovação preliminar no Congresso.
O projeto foi aprovado com 203 votos favoráveis, 42 contrários e 4 abstenções, com o apoio de parlamentares tanto do governo libertário quanto da oposição peronista.
O presidente da Câmara dos Deputados argentina, Martín Menem, destacou que a aprovação está alinhada à política internacional promovida pelo presidente Javier Milei.
Em publicação na mesma rede social, afirmou: “Estamos dando um passo histórico para que a Argentina supere seu isolamento e retorne ao cenário internacional com regras claras e previsibilidade”. Ele destacou ainda que, assim, o país se torna o primeiro no bloco a avançar legislativamente neste acordo estratégico.
Na semana anterior, Pablo Quirno comentou que, após a aprovação nacional, o acordo poderia entrar em vigor de forma provisória para o país, sendo que, conforme outros países membros também o aprovarem, poderão ser incorporados ao tratado.
Ele explicou que a ratificação por um dos membros do Mercosul possibilita a ativação temporária do tratado para aquele país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login