Mundo
Ministro critica taxa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, classificou como “indecente” a decisão dos Estados Unidos de impor uma sobretaxa de 50% sobre todos os produtos brasileiros. A medida foi anunciada em uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo ex-presidente americano Donald Trump, e entrará em vigor a partir de 1º de agosto.
Em resposta à ação dos EUA, o ministro declarou que o governo brasileiro está tomando medidas proativas para enfrentar o impacto dessa tarifa.
Fávaro informou que já entrou em contato com as principais entidades dos setores mais atingidos, como os produtores de suco de laranja, carne bovina e café. Juntamente com o setor agropecuário, ele está buscando abrir novos mercados para os produtos brasileiros.
O ministro afirmou que o governo continuará seus esforços, já em andamento nos últimos dois anos e meio, para expandir mercados, eliminar barreiras comerciais e promover o crescimento da agropecuária do Brasil.
Uma das estratégias será intensificar a aproximação com países do Oriente Médio, Sul Asiático e Sul Global — regiões com grande potencial de consumo que podem se tornar importantes destinos para as exportações brasileiras.
Fávaro ressaltou que as ações diplomáticas do Brasil são conduzidas com base na reciprocidade e que o Ministério da Agricultura está empenhado em minimizar os prejuízos causados por essa decisão. “Estamos unidos e vamos superar essa fase desafiadora”, afirmou.
Na carta enviada por Donald Trump e devolvida em protesto pelo governo brasileiro, o ex-presidente americano defende o ex-presidente Jair Bolsonaro, alegando que ele estaria sofrendo perseguição judicial, além de afirmar incorretamente que o Brasil possui superávit comercial com os EUA e que não há liberdade de expressão no país.
Em contrapartida, o presidente Lula indicou que poderá adotar medidas de reciprocidade contra os EUA e reafirmou a soberania do Brasil, destacando que o país não aceita interferências em seus assuntos internos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login