Conecte Conosco

Mundo

Ministro das Relações Exteriores da Argentina renuncia antes das eleições

Publicado

em

O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Gerardo Werthein, apresentou sua demissão ao presidente ultraliberal Javier Milei quatro dias antes das eleições legislativas, informou a imprensa local nesta quarta-feira (22).

A renúncia foi protocolada na noite de terça-feira e terá efeito a partir da próxima segunda-feira, quando se espera que o presidente Milei realize mudanças em seu gabinete após os resultados das eleições.

Werthein assumiu o cargo em outubro de 2024, sucedendo Diana Mondino, que foi afastada após votar a favor do fim do embargo dos Estados Unidos a Cuba nas Nações Unidas, uma postura tradicional da Argentina.

Recentemente, o ministro enfrentou críticas nas redes sociais por parte dos apoiadores de Milei devido ao insucesso do encontro bilateral realizado em 14 de outubro entre o presidente argentino e seu colega americano, Donald Trump.

O encontro limitou-se a uma breve saudação e almoço na Casa Branca, acompanhado de declarações confusas sobre o respaldo financeiro dos Estados Unidos, que Trump condicionou à vitória do partido de Milei nas eleições de domingo.

Werthein esperava apoio do presidente diante das críticas, porém isso não se concretizou, segundo fontes anônimas à imprensa local.

O anúncio acontece em meio a uma crise econômica marcada por uma fuga de capitais, mesmo com o auxílio financeiro bilionário do governo de Trump a seu aliado Milei.

Durante seu mandato na chancelaria, Werthein adotou uma política alinhada aos Estados Unidos e Israel, vistos pelo presidente Milei como principais parceiros.

Antes de se tornar ministro das Relações Exteriores, Werthein atuou como embaixador da Argentina nos Estados Unidos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados