Notícias Recentes
Ministro Flávio Dino fiscaliza desvios em emendas municipais
Ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), continua atento aos parlamentares que desviam recursos públicos por meio de emendas. Na segunda-feira (8), ele encaminhou à Polícia Federal um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou irregularidades na execução das chamadas emendas Pix em 20 cidades.
A Polícia Federal deverá investigar possíveis crimes conforme o que foi apontado pela CGU. Essa ação faz parte do processo que analisa o uso das transferências especiais do Orçamento da União via emendas parlamentares, em que Dino atua como relator. O relatório da CGU aponta que nenhum dos 20 municípios fiscalizados cumpriu todas as exigências legais e constitucionais.
As auditorias mostraram problemas sérios na transparência, na rastreabilidade das contas públicas e na execução dos planos de trabalho. Em um caso específico, no município de Balneário Gaivota (SC), foram encontrados pagamentos indevidos, superfaturamento em obras e utilização de recursos antes da liberação oficial.
No despacho, Dino ressaltou que as auditorias revelam “um cenário generalizado de ilegalidades, desrespeitando decisões do STF em um tema tão importante quanto a destinação de bilhões do Orçamento da União”.
Segundo o ministro, mesmo com melhorias em normas e tecnologia, persistem problemas estruturais que prejudicam obras e políticas públicas. Além de encaminhar o relatório à Polícia Federal, ele pediu à CGU que prepare um plano de auditoria para 2026, focando em áreas essenciais como saúde e infraestrutura. Também exigiu que a Advocacia-Geral da União (AGU) elabore, em até 60 dias, um relatório sobre medidas para recuperar recursos desviados.
Em outra determinação, também da última segunda-feira, Dino estabeleceu que as emendas coletivas destinadas ao pagamento de pessoal na área da saúde devem obedecer às mesmas normas rígidas de transparência e rastreabilidade aplicadas às emendas individuais.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login