Conecte Conosco

Notícias Recentes

Mirante e partes do Museu do Ipiranga fechados para obras

Publicado

em

O mirante e outras áreas do Museu do Ipiranga, situado na zona sul de São Paulo, encontram-se fechados para o público desde o fim de junho devido a uma obra emergencial iniciada após a explosão de um vidro em um dos elevadores do local no dia 17 de janeiro. A expectativa é liberar essas áreas até o final de agosto deste ano.

Segundo o museu, por causa dessa obra, estão parcialmente inacessíveis os andares térreo, A e B (abrangendo elevadores, escadas e banheiros) e totalmente fechados os pavimentos C e D (mirante), como precaução para garantir a segurança dos visitantes, funcionários e colaboradores.

Após o incidente com o vidro em janeiro, foram realizados vários estudos e testes por um consultor independente contratado pela Concrejato, empresa responsável pela reforma e ampliação do museu. Após cerca de quatro meses, foi constatado que a ruptura do vidro ocorreu devido à instalação incorreta, já que os vidros estavam presos por parafusos de pressão sem a devida proteção contra o contato com os metais de fixação. A solução adotada pela empresa e pelo museu foi substituir todo o revestimento por novos vidros com furos que permitem uma fixação correta.

A proposta de reforma foi encaminhada à Superintendência de Espaço Físico da USP e aos órgãos encarregados da preservação do patrimônio cultural para análise no dia 30 de maio. Após aprovação, a instalação dos novos vidros teve início em 30 de junho.

O museu ressaltou que todos os custos estão sendo cobertos pela Concrejato, durante o período de garantia da obra, sem impacto financeiro para a USP ou uso de recursos públicos.

Obra na esplanada do museu

Paralelamente à intervenção que interditou o mirante e outras partes do edifício, outra obra está em andamento para reparar a esplanada do Museu do Ipiranga.

Esta intervenção visa consertar uma junta de dilatação entre lajes, cujo movimento natural causou infiltrações na área de acolhimento.

Os reparos começaram em 30 de junho e a conclusão está prevista para a primeira quinzena de agosto, dependendo das condições do tempo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados