Brasil
Missão brasileira em Angola busca ampliar cooperação agrícola

Entre janeiro e julho de 2025, o Brasil registrou U$ 347,7 milhões em exportações para o país africano
Por Redação Agro Estadão
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, lidera uma nova missão oficial à Angola. A agenda, que iniciou nesta segunda, 18, inclui reuniões bilaterais com autoridades locais e visitas de campo e tem atividades previstas até sexta-feira, 22.
Leia mais:
Apex Brasil vai auxiliar setor de pesca a aumentar exportações; Programa é gratuito e direcionado a produtores e empresas
EUA investigam desequilíbrio no mercado brasileiro de etanol
Brasil abre mercado de ossos processados do México
Esta será a terceira visita oficial da gestão de Fávaro ao país africano e tem como foco a ampliação das relações comerciais e técnicas entre Brasil e Angola.
Em julho, o Mapa e o Itamaraty instituíram o Grupo de Trabalho Interministerial Brasil-Angola (GTI BR-AO), responsável pela elaboração de um programa de investimento produtivo agropecuário, visando fortalecer a cooperação técnica, comercial e institucional entre os dois países.
As exportações brasileiras para Angola ganharam fôlego há dois anos, alcançando picos acima de US$ 60 milhões mensais, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Entre janeiro e julho de 2025, o Brasil registrou U$ 347,7 milhões em exportações para Angola — alta de 19,8% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Os principais produtos foram itens do agronegócio, com destaque para açúcares e melaços, que lideraram a pauta com 23% do total exportado, seguidos por carnes de aves e suas miudezas (22,5%). Também aparecem entre os produtos mais enviados as carnes suína (4,4%) e bovina (3,3%).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login