Conecte Conosco

Economia

Montadoras americanas alertam sobre custos bilionários devido a tarifas

Publicado

em

A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD interrompeu seus planos de estabelecer uma planta no México, devido à incerteza gerada pela política comercial do ex-presidente Donald Trump, que continua influenciando o cenário geopolítico com sua postura protecionista.

Apesar da ambição de expandir suas operações nas Américas, a empresa ainda não definiu uma data para retomar seus investimentos. “Estamos aguardando mais definições antes de avançar”, afirmou Stella Li, vice-presidente executiva, durante a inauguração da primeira fábrica da BYD fora da Ásia, localizada na Bahia.

Antes da paralisação, a BYD considerava três localidades no México para sua produção. A decisão de pausar foi acelerada pela recente eleição nos EUA e pela pressão das autoridades chinesas, preocupadas com o acesso americano à tecnologia da BYD, conforme noticiado pelo Financial Times.

O contexto tornou-se ainda mais incerto com a imposição das novas tarifas anunciadas pelo governo americano que abrangem diversos produtos, incluindo automóveis. As montadoras dos EUA antecipam perdas bilionárias, e a GM, por exemplo, propôs um investimento de US$ 4 bilhões para transferir a produção de veículos como picapes e SUVs do México para os Estados Unidos.

No México, a presidente Claudia Sheinbaum afirmou que não recebeu nenhuma proposta oficial da BYD até o momento. Enquanto isso, a empresa permanece focada no Brasil e observa atentamente as mudanças nas relações comerciais globais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados