Notícias Recentes
Moody’s alerta sobre possível fim de isenções dos EUA ao Brasil após condenação de Bolsonaro

A agência de avaliação de crédito Moody’s alertou neste sábado, 13, que os Estados Unidos podem impor novas sanções ao Brasil após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Essas sanções podem incluir a retirada das isenções tarifárias atualmente concedidas a produtos brasileiros.
Setores como a exportação de aeronaves, petróleo e suco de frutas, que atualmente gozam dessas isenções, são os mais suscetíveis a serem afetados, além dos bancos brasileiros, que também podem sofrer com possíveis medidas restritivas.
Segundo Adrian Garza, vice-presidente e diretor sênior de crédito da Moody’s para a América Latina, em entrevista ao Estadão/Broadcast, “Estes acordos podem ser revistos se a situação entre os países se complicar”. Ele descreve o cenário atual como instável.
O setor financeiro, que representa 22% dos investimentos estrangeiros diretos dos EUA no Brasil, também está em risco. Garza ressaltou que, embora os bancos brasileiros tenham evitado sanções até o momento, possíveis restrições podem afetar operações internacionais e prejudicar a confiança dos investidores.
No entanto, ele acredita que, apesar das vulnerabilidades em determinados setores, o crédito soberano do Brasil não está diretamente ameaçado por sanções comerciais dos EUA atualmente.
O país possui uma classificação ‘Ba1’ pela Moody’s, um grau abaixo da categoria de investimento. Em maio deste ano, a agência mudou a perspectiva da nota brasileira de positiva para estável, indicando que a consolidação fiscal do Brasil levará mais tempo do que o previsto.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login