Notícias Recentes
Morador de Salto se surpreende com quantidade de espuma no Rio Tietê
De acordo com ele, cenário não é comum nesta época do ano. Secretário de Meio Ambiente explica que espuma é resultado da chuva.
Um morador de Salto (SP), cidade localizada a 105 km da capital, se surpreendeu ao sair de casa na manhã desta sexta-feira (23). No caminho do trabalho, ao passar pela ponte dos Pescadores, ele se deparou com o trecho do rio Tietê que corta a cidade todo encoberto por espuma. “Eu moro aqui desde que eu nasci e eu nunca vi tanta espuma assim nessa época do ano. No outono e inverno é normal, mas em plena primavera é novidade pra mim”, garante o funcionário público Gilberto Donizete Esquerdo, de 46 anos.
Nas imagens que ele registrou é possível ver o trecho do rio, próximo aos bairros São Pedro e São Paulo e Vila Teixeira, totalmente encoberto pela espuma. “Era normal ver o rio assim no mês de maio, junho e julho, mas em pleno outubro eu nunca vi isso acontecer.”
Apesar da quantidade de espuma no rio – que é resultado de dejetos de detergentes que são agitados pela água -, a cidade não apresenta vento na manhã desta sexta-feira e, assim, a população não precisa se preocupar com ardência os olhos. “Normalmente, quando venta a espuma se espalha e daí é um problema pra gente. Mas, ainda bem, que não está assim hoje”, comenta.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Salto, João de Conti Neto, a espuma que está no Rio Tietê aparece mesmo nesta época do ano quando chove bastante em São Paulo, como aconteceu nos últimos dias.
Ainda de acordo com o secretário, a espuma leva aproximadamente 12 horas para ir de São Paulo até Salto. “Não é novidade para os moradores da cidade. O rio deve ficar cheio hoje durante todo o dia”, conclui.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login