Notícias Recentes
Moradores do M’Boi Mirim, em SP, convivem com calçadas precárias e pouco verde
Serviço de zeladoria urbana da região, no extremo Sul da cidade, foi classificado como ‘ruim’ por moradores em enquete realizada pelo Bom Dia São Paulo.
Moradores do bairro do M’Boi Mirim, no extremo Sul da capital paulista, enfrentam problemas como asfalto esburacado, acúmulo de entulho e ausência de praças e áreas verdes. A região é a segunda das 32 prefeituras regionais que serão tema de reportagens especiais do Bom Dia São Paulo.
A prefeitura do M’Boi Mirim tem uma área de 62 km², com uma densidade demográfica de 18,7 habitantes por km² – cerca de 470 mil pessoas vivem no bairro. A administração regional conta com um orçamento de R$ 46 milhões, mas apenas 41% deste valor é destinado à zeladoria urbana.
A equipe do Bom Dia São Paulo percorreu 18 km da região e encontrou algo recorrente nas ruas e avenidas: os buracos. O acúmulo de entulho, inclusive na principal via, a Estrada do M’Boi Mirim, também chama a atenção. Mas se buraco e entulho estão em toda parte, praças e demais áreas verdes são difíceis de encontrar. Já as calçadas são estreitas em muitos pontos, e há o risco de atropelamento. Há locais ainda com vários degraus, o que dificulta a mobilidade.
Na enquete realizada com moradores do bairro, a zeladoria prestada pela prefeitura regional foi avaliada como ruim. O estado das calçadas (estreitas e desniveladas) e o serviço de jardinagem foram apontados por eles como outros problemas crônicos da região. A responsabilidade de cuida das calçadas é dos donos dos imóveis, mas cabe à administração municipal fiscalizar.
Em entrevista concedida ao Bom Dia São Paulo, a prefeita regional do M’Boi Mirim, Rita de Cássia Madureira admitiu que o bairro está em “uma situação difícil”. “Mas a gente está fazendo de tudo para melhorar”, ressaltou.
Segundo ela, desde o começo do ano, mais de 2 mil buracos já foram tapados e mais de R$ 2 milhões já foram aplicados em multa aos proprietários de imóveis que não cuidam devidamente das calçadas. Rita também disse que duas praças foram feitas e que os serviços de jardinagem estão sendo acelerados. “Quando entramos tinha muito mato”, disse.
De acordo com a prefeita regional, “o maior problema é o entulho”. “Estamos fazendo uma cartilha justamente para trabalhar com as pessoas e os moradores do entorno de onde se joga entulho para ver se a gente diminui esse número”, concluiu.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login