Centro-Oeste
Moradores pedem mais limpeza e sinalização em rua do Setor Leste do Gama
A rua na quadra 24 do Setor Leste do Gama enfrenta diversos problemas, incluindo falta de iluminação pública, descarte incorreto de lixo, presença de pombos, baratas e ratos, além do estacionamento irregular de caminhões que bloqueiam a passagem. Essa rua estreita, situada atrás de uma avenida comercial, tem grande fluxo de veículos para descarga de mercadorias, o que contribui para o acúmulo de lixo no local.
Os moradores relataram que o movimento intenso de caminhões começa às 7h da manhã, com pausa no almoço, e dura até as 18h. O barulho dos veículos, especialmente dos caminhões refrigerados, gera incômodo. Também é comum a urina de prestadores de serviços nas áreas próximas às casas, provocando mau cheiro.
A comunidade, insatisfeita, já acionou a Administração Regional do Gama, porém não houve melhorias até agora. Reclamações ao Detran-DF foram feitas em agosto de 2025, mas o processo está parado segundo agentes do órgão.
À noite, a situação piora: ratazanas circulam pelo lixo acumulado e a iluminação insuficiente aumenta a sensação de insegurança. Moradores afirmam que pessoas em situação de rua frequentam a área para uso de drogas.
População exige limpeza e sinalização
Ronaldo Peres, mecânico de 51 anos, que mora na quadra, conta que os problemas aumentaram com a chegada de um mercado local. Ele relata ter discutido com um caminhoneiro que bloqueava a passagem de sua casa, pois seu filho recém-nascido precisava de atendimento médico e o caminhão não permitia o trânsito. Para ele, o maior problema é o trânsito desordenado de caminhões que danificam o meio-fio e até utilizam a ciclovia para acessar os fundos dos comércios, mesmo com o final da rua fechado.
Tiago Souza, engenheiro de dados que trabalha em casa, comenta como o barulho dos caminhões atrapalha seu trabalho e o sono de seu bebê. Ele destaca o problema com o lixo acumulado, que atrai baratas, e já presenciou motoristas urinando na frente de sua casa.
Um casal de moradores que preferiu não se identificar confirma os problemas: perda de privacidade devido ao movimento constante de estranhos, e colisões de veículos com a residência e com um poste próximo. Eles decidiram colocar o imóvel à venda devido aos transtornos, embora entendam a necessidade do fluxo de veículos, pedem instalação de sinalização adequada e medidas para melhorar a limpeza e organização da rua.
Resposta das autoridades
O Detran-DF informou que realiza fiscalizações no Distrito Federal, incluindo o Setor Leste do Gama, e que intensificará a fiscalização na área, mas a falta de placas dificulta a aplicação de multas a veículos estacionados irregularmente.
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informou que a fiscalização do descarte irregular de lixo é responsabilidade do DF Legal, que orienta denúncias com provas pelo telefone 162 ou pelo site ParticipaDF.
Quanto à iluminação pública, a Companhia Energética de Brasília (CEB IPes) afirmou que foram realizados reparos recentes e reforça a importância do registro de chamados pelos canais oficiais para identificar pontos com falhas e programar manutenções.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) destacou que realiza ações para controle de insetos e roedores, mas que a dedetização e manutenção são responsabilidade dos moradores e comerciantes.
A Administração Regional do Gama não respondeu aos contatos até o fechamento desta matéria.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login