Notícias Recentes
Moradores protestam após 48 horas sem energia da Enel
Moradores do Grajaú, na zona sul de São Paulo, atearam fogo em pneus na avenida Belmira Marin na manhã de sexta-feira (12/12) como forma de protesto contra a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na capital paulista e região metropolitana, que está sem luz há 48 horas.
O corte no abastecimento foi causado pelas fortes rajadas de vento, que chegaram a 96 km/h durante um ciclone extratropical, danificando a infraestrutura da Enel. Até a tarde dessa sexta-feira, 631.838 clientes permaneciam sem eletricidade na área de concessão da empresa, sendo 440.530 só em São Paulo.
Vídeos mostram o protesto no bairro Grajaú, onde moradores se manifestaram ateando fogo em pneus e bloqueando a via. Um morador cobrou ação rápida da concessionária, afirmando que já são três dias sem energia.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que a Polícia Militar acompanhou o protesto e que o Corpo de Bombeiros agiu rapidamente para apagar as chamas e liberar o trânsito, e que a manifestação terminou sem novos incidentes.
A Enel ainda não informou um prazo para o restabelecimento completo da energia, explicando que em alguns locais o reparo é complexo devido ao dano severo nas redes, com necessidade de substituição de postes, transformadores e cabos. A empresa está mobilizando mais de 1.600 equipes para trabalhar até restaurar o serviço a todos os clientes afetados.
Além disso, a falta de energia tem causado problemas no abastecimento de água em bairros de São Paulo, pois a operação depende de eletricidade para bombear água. Locais como Parelheiros, Parque do Carmo, Vila Romana e outras regiões da grande São Paulo têm enfrentado desabastecimento, com a Sabesp disponibilizando caminhões-pipa para amenizar a situação.
A Sabesp explicou que a complexidade do sistema, a grande população atendida e o relevo acidentado fazem com que o fornecimento de água dependa diretamente da energia elétrica para funcionamento das bombas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login