Notícias Recentes
Moraes afirma que carta de Trump ameaça soberania do Brasil
Na decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), são mencionadas manifestações recentes do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que foram enviadas ao ex-mandatário brasileiro. Em uma delas, a carta onde o presidente americano anunciou a imposição de tarifas elevadas sobre produtos brasileiros foi considerada uma ofensa à independência do Brasil.
O documento também destaca a participação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusado de tentar, junto ao governo dos EUA, aplicar sanções contra Moraes e outras autoridades do STF.
No texto, o ministro relata que Trump enviou cartas com mensagens favoráveis a Bolsonaro, iniciando com uma manifestação em que o ex-presidente americano descreveu o julgamento da tentativa de golpe como uma “caça às bruxas”.
Moraes destaca que o ex-presidente brasileiro compartilhou a publicação feita por seu aliado e confirmou um encontro em maio com Ricardo Pita, Conselheiro Sênior do Departamento de Estado dos EUA para o Hemisfério Ocidental.
Ao divulgar nota sobre esse encontro em sua rede social, Bolsonaro afirmou que “o alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões” e pediu que os Poderes tomassem medidas urgentes para restaurar a normalidade institucional.
Dois dias depois, o ministro sublinha que o presidente norte-americano publicou uma carta com ameaças explícitas à soberania nacional e ao Poder Judiciário brasileiro, anunciando a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos do Brasil.
Moraes lamenta que o deputado Eduardo Bolsonaro e o ex-presidente Jair Bolsonaro celebraram essa grave agressão estrangeira, defendendo as sanções e estimulando o governo norte-americano a adotar novas medidas hostis, inclusive para controlar o funcionamento do STF, afrontando a soberania do país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login