Conecte Conosco

Notícias Recentes

Moraes afirma que defesas tiveram acesso total ao processo

Publicado

em

Alexandre de Moraes, ministro relator da ação penal da tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF), iniciou a apresentação de seu relatório ressaltando que as defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos outros sete réus, que são aliados do ex-chefe do Executivo, tiveram acesso amplo e completo ao processo.

O ministro destacou que os advogados que representam os acusados tiveram acesso às mesmas evidências apresentadas pelo Ministério Público Federal, órgão responsável por denunciar Bolsonaro e seus ex-auxiliares. Além disso, Moraes ressaltou que o acordo de delação premiada firmado com o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, foi realizado de forma regular e legal.

“O devido processo legal oferece dupla proteção ao indivíduo: atua tanto na esfera material, garantindo o direito à verdade, quanto na esfera formal, assegurando condições plenas para a defesa diante do estado persecutor”, destacou o ministro ao ler a síntese de seu relatório.

Moraes detalhou o andamento da instrução processual, mencionando datas de pedidos e decisões, bem como a realização de oitivas. Foram ouvidas ao total 54 testemunhas durante o processo, sendo quatro pela acusação e 50 pela defesa. O ministro também mencionou a abertura de uma investigação contra o deputado Eduardo Bolsonaro por possível tentativa de obstrução da ação penal relacionada ao golpe.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados