Conecte Conosco

Notícias Recentes

Moraes assume comando do STF durante recesso de Fachin

Publicado

em

O ministro Alexandre de Moraes passa a liderar interinamente o Supremo Tribunal Federal (STF) a partir desta segunda-feira, 12, devido ao início do recesso do atual presidente da Corte, ministro Edson Fachin. Moraes ficará no cargo até o final de janeiro.

Essa transição ocorre porque o Judiciário entra em recesso entre 20 de dezembro e 31 de janeiro. Durante esse período, Fachin assumiu o plantão entre 20 de dezembro e 11 de janeiro. Agora, na posição de vice-presidente, Moraes assume a presidência e o plantão judicial até o término do recesso, em 31 de janeiro.

Não é a primeira vez que Moraes exerce a presidência provisória do STF. Em novembro do ano passado, ele comandou a Corte durante a ausência de Fachin, que participou da COP30 em Belém (PA) representando a Justiça brasileira.

Em agosto, o plenário do STF confirmou a escolha de Fachin e Moraes para os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente. Eles assumiram em setembro, após a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.

A indicação segue o critério de antiguidade e rodízio entre os ministros. Segundo essa regra, Moraes deverá assumir a presidência de forma definitiva em 2027, pois é o ministro com mais tempo de STF que ainda não presidiu a Corte.

Plantão judicial

O plantão judicial funciona para atender demandas urgentes de jurisdicionados e advogados nos períodos sem expediente regular no tribunal, como durante o recesso de 20 de dezembro a 31 de janeiro.

Durante esse intervalo, os pedidos relacionados às situações previstas na regulamentação do plantão devem ser enviados exclusivamente por via eletrônica, com atendimento das 9h às 13h.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados