Conecte Conosco

Notícias Recentes

Moraes permite defesa de Heleno usar vídeos e slides no julgamento

Publicado

em

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a defesa do general Augusto Heleno, acusado de tentativa de golpe de Estado, a apresentar material audiovisual, incluindo slides, durante a sustentação oral no julgamento da trama golpista, que começa nesta terça-feira.

O pedido foi feito pela defesa no sábado passado e aprovado por Moraes no domingo. O ministro estipulou que o conteúdo audiovisual deve ser entregue à secretaria da Primeira Turma até as 15 horas da segunda-feira para avaliação técnica.

Heleno atuava como chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo Bolsonaro e estava no topo da cadeia do sistema de inteligência, que incluía a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele foi um colaborador próximo do ex-presidente ao longo do mandato.

As investigações da Polícia Federal revelaram anotações em uma agenda em que Heleno fala sobre a possibilidade de um golpe de Estado. Seu nome também foi mencionado como possível membro de um gabinete de crise para o caso de um Estado de Sítio.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) destacou que as declarações públicas e registros de Augusto Heleno durante o governo Bolsonaro indicam sua tendência a ideias que prejudicam a harmonia institucional e incentivam o conflito entre os Poderes. Mais do que meras suposições, comprovou-se que ele direcionou o aparato do Estado conforme suas ideias antidemocráticas.

Por outro lado, a defesa do general afirmou que não existem evidências de que ele tenha participado, incentivado ou apoiado ações para quebrar a ordem institucional. Alegam ainda que Heleno se afastou do ex-presidente a partir do segundo ano do governo, quando o Executivo passou a se aproximar dos partidos do chamado “Centrão”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados