Mundo
Morre aos 106 anos Rosa Roisinblit, vice-presidente histórica das Avós da Praça de Maio

Rosa Tarlovsky de Roisinblit, vice-presidente histórica das Avós da Praça de Maio na Argentina e uma defensora incansável dos direitos humanos, faleceu no sábado (6) aos 106 anos, conforme comunicado divulgado pela organização.
As Avós da Praça de Maio anunciaram em sua página oficial: “Estamos profundamente tristes pela perda da querida companheira Rosa Tarlovsky de Roisinblit, que foi vice-presidente das Avós da Praça de Maio até 2021, quando por sua idade avançada tornou-se presidente honorária da instituição.”
Rosa nasceu em 1919 em Moisés Ville, uma comunidade agrícola de imigrantes judeus localizada em Santa Fé, região centro-leste da Argentina. Ela era obstetra de profissão.
Durante o período da última ditadura militar argentina (1976-1983), a vida de Rosa foi profundamente afetada com o desaparecimento de sua filha Patricia e de seu genro, ambos militantes do grupo peronista Montoneros.
Em outubro de 1978, eles foram sequestrados junto com sua neta Mariana, que tinha apenas 15 meses na época e foi posteriormente devolvida e criada por Rosa. Entretanto, Patricia estava grávida de oito meses e teve seu parto realizado sob condições desumanas em um centro clandestino de detenção chamado ESMA. Pouco depois do nascimento, o bebê foi retirado dela.
Mais de duas décadas depois, em 2000, graças ao trabalho das Avós da Praça de Maio, cuja importância Rosa ajudou a consolidar, ela reencontrou seu neto, Guillermo Roisinblit, que é um dos 140 netos recuperados pela organização.
Em redes sociais, sua neta Mariana expressou o carinho: “Para mim você é eterno”, acompanhando uma foto das duas sorrindo e trocando olhares.
Os corpos de sua filha Patrícia e do genro nunca foram encontrados.
Segundo informações das Avós da Praça de Maio, ainda existem cerca de 300 netos que nasceram em cativeiro ou foram sequestrados com seus pais e ainda não foram localizados.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login