Conecte Conosco

Centro-Oeste

Motoristas de aplicativo devem colocar adesivo de segurança até 17 de dezembro

Publicado

em

Os 59 mil motoristas que trabalham com transporte por aplicativo no Distrito Federal precisam instalar um adesivo com QR Code em seus veículos até o dia 17 de dezembro. Esse adesivo possibilita que os passageiros acessem informações importantes que aumentam a proteção, a transparência e a confiança no serviço oferecido.

Para obter o QR Code, os motoristas devem atualizar seus dados pessoais no Portal do Condutor da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), incluindo o envio de uma foto recente. Após a atualização, o prestador de serviço deve entrar na área de serviços do site e selecionar a opção “Emissão de Dístico STIP” para imprimir o selo. O adesivo precisa ser colocado no para-brisa do carro, em local visível tanto para os usuários quanto para os agentes de fiscalização.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, alerta que o não cumprimento da medida pode acarretar punições administrativas, que incluem multas e até a apreensão do veículo, especialmente em casos de transporte irregular.

Como funciona?

Qualquer smartphone pode ler o QR Code, e com isso o passageiro terá acesso a dados básicos, como: autorização para o serviço; nome do motorista; placa; e modelo do veículo.

Além disso, os agentes de fiscalização poderão acessar informações completas e atualizadas em tempo real, como número da autorização vigente, foto do motorista e vínculo com a empresa operadora.

A Semob informa que o sistema conta com tecnologia de segurança da informação e criptografia para evitar a clonagem ou falsificação dos dados, cumprindo rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que informações sensíveis sejam acessadas somente pelas autoridades autorizadas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados