Conecte Conosco

Economia

Motta confirma votação da isenção do IR para a próxima semana

Publicado

em

Hugo Motta, presidente da Câmara, anunciou que a votação do projeto que prevê isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil acontecerá na próxima semana.

A decisão foi tomada após reunião com líderes partidários e divulgada nas redes sociais.

“A Câmara dos Deputados votará na quarta-feira (1/10) o projeto de isenção do imposto de renda (PL 1087/25), sob relatoria do deputado Arthur Lira. O parlamentar apresentou hoje seu relatório ao Colégio de Líderes. Vamos avançar com equilíbrio e diálogo, trabalhando em pautas importantes para o Brasil”, disse Hugo Motta em mensagem compartilhada nas redes.

O governo tem pressionado para que a votação ocorra rapidamente. A urgência do projeto, que permite tramitação direta em plenário, foi aprovada em agosto, mas até então o texto não tinha avançado. O relator é o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira, que participou da reunião com Hugo Motta e líderes partidários.

Atualmente, a faixa de isenção do IR é de R$ 3.036, o equivalente a dois salários mínimos. O projeto foi uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022 e é visto como estratégia para fortalecer sua popularidade em 2026.

A expectativa do governo é que a aprovação ocorra até o final deste ano, garantindo que a isenção tenha efeito a partir de 2026.

Devido à demora na tramitação do projeto, o governo utilizou a urgência de um projeto referente ao licenciamento ambiental para bloquear outras votações, pressionando para que a pauta da isenção do IR avancasse. Mais cedo, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reuniu-se com Hugo Motta e Arthur Lira para tratar sobre o tema.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados